Notas de Aula para o Curso de Inteligência Artificial para Jogos Eletrônicos
As notas de aula são protegidas por senha caso ainda não tenha a senha preencha o formulário no final da página solicitando-a e eu a enviarei por email.
Eu apenas gosto de saber quem acessa o material, por isso a senha deve ser solicitada.
Neste ano alterei um pouco a aula incluindo exercícios utilizando o motor de jogos Shiva 3D.
Aula 1 – Conteúdo:
– Apresentacao do curso + Criterios de Avaliacao
– Inteligência
– AI
– GameAI
– Requisitos
– Objetivos da GameAI
– Aplicações da GameAI
– Trapaça
– Histórico
– Onipresença da AI (gêneros…)
– AI – A Fronteira Final (desafios)
– Classificação (1) Determinismo em GameAI
– Classificação (2) AI Reflexiva vs. AI Reativa
– Arquitetura (1) AI no game loop
– Arquitetura (2) Polling vs. Event Driven
– Arquitetura (3) Complexidade de Execução
– Arquitetura (3) Complexidade de Especificação
– Desafios da GameAI
– Considerações
– Exercício Shiva 3D
Clique aqui para baixar o material de aula e exercício no Shiva 3D (PDF compactado em zip).
(As notas de aula são protegidas por senha caso ainda não tenha a senha preencha o formulário no final da página solicitando-a e eu a enviarei por email. Eu apenas gosto de saber quem acessa o material, por isso a senha deve ser solicitada.)
Aula 2 – Conteúdo:
– Maquinas de Estado Finito (FSM)
– Lógica Nebulosa – Fuzzy
– Sistemas baseados em regras
– Sistemas baseados em planejamento
– Algoritmos Genéticos
– Redes Neurais
– Padrões de Movimento
– Perseguição e Fuga
– Basico
– Line of Sight
– Interceptacao
Clique aqui para baixar o materia de aula e exercício no Shiva 3Dl (PDF compactado em zip).
(As notas de aula são protegidas por senha caso ainda não tenha a senha preencha o formulário no final da página solicitando-a e eu a enviarei por email. Eu apenas gosto de saber quem acessa o material, por isso a senha deve ser solicitada.)
Aula 3 – Conteúdo:
– Movimentação
– “Estacionando”
– “Vagando”
– Desvio de Obstáculos
– Pathfinding
– Simples
– Desvio de Obstáculos
– A*
– Waypoints
Clique aqui para baixar o material (PDF compactado em zip).
(As notas de aula são protegidas por senha caso ainda não tenha a senha preencha o formulário no final da página solicitando-a e eu a enviarei por email. Eu apenas gosto de saber quem acessa o material, por isso a senha deve ser solicitada.)
Aula 4 – Técnicas de GameAI:
– Agentes
– Multi-agentes
– Flocking
– Inteligência de Enxames
– Inteligência Artificial Distribuída
– Jogos de Tabuleiro
Clique aquipara baixar o material (PDF compactado em zip).
(As notas de aula são protegidas por senha caso ainda não tenha a senha preencha o formulário abaixo solicitando-a e eu a enviarei por email. Eu apenas gosto de saber quem acessa o material, por isso a senha deve ser solicitada.)